Foto: Cesar Grecco/Palmeiras (Divulgação)

O árbitro Rafael Klein, 34 anos, foi eleito, na noite de segunda-feira (16), o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2024. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que seguiu critérios da Comissão de Arbitragem da instituição para decidir o vencedor. Além de Klein, Nailton Júnior e Neuza Back foram escolhidos os melhores assistentes, enquanto Wagner Reway foi o destaque no VAR.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nascido em Poço das Antas, no Vale do Taquari, Rafael Klein iniciou a trajetória na arbitragem em Santa Maria, cidade onde morou entre 2009 e 2020. Durante a graduação em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), viu um panfleto para apitar jogos entre cursos da universidade, em 2011. No ano seguinte, resolveu se inscrever para o curso de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e, em 2013, participou das primeiras partidas ao apitar confrontos de categorias de base.
+ Assine o plano digital do Diário e tenha acesso aos materiais exclusivos
Após jogos no interior gaúcho e no futebol amador da região central do Estado, Klein foi se consolidando no cenário gaúcho e ganhando espaço a nível nacional. Em 2024, foi nomeado para o quadro Fifa e eleito pela segunda vez consecutiva o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho, competição em que também apitou o segundo duelo da final.
Outras conquistas que chamaram a atenção foram a participação como árbitro no jogo de ida da final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG, assim como a atuação de quarto árbitro na partida entre Paraguai e Argentina pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. No duelo, o gaúcho fez a estreia em jogos de seleções. O santa-mariense Anderson Daronco completou o milésimo jogo da carreira neste confronto.
No Campeonato Brasileiro deste ano, Rafael Klein apitou 21 vezes, sendo um dos árbitros com o maior número de partidas na competição.